Ordem dos Frades Menores Conventuais

Artigos, Destaques › 14/03/2022

JMJ 2023

Os símbolos da JMJ despediram-se da diocese de Portalegre-Castelo Branco no passado dia 5 de março.

Rui Saraiva – Portugal

Ecoam ainda nos corações dos jovens portugueses as palavras do Papa na mensagem vídeo publicada esta semana.

Melhores e com criatividade

O Santo Padre numa saudação especialmente dirigida aos jovens portugueses pediu que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) seja um “evento fresco, um evento com vida”, ao mesmo tempo que sublinhou as dificuldades de organizar um evento em contexto de crise internacional. “Não é fácil porque andamos de crise em crise” – disse o Papa:

“E não é fácil! Não é fácil porque andamos de crise em crise.  Saímos de uma crise pandémica, entramos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer! No meio de todas estas crises, vocês têm de preparar e ajudar para que o evento de agosto de 2023 seja um evento jovem, um evento fresco, um evento com vida, um evento com força, um evento criativo” – afirmou.Ouça e compartilhe

Francisco pediu aos jovens para saírem “juntos” e “melhores” da crise, fazendo da organização deste grande evento uma “poesia da criatividade”.

“As crises superam-se juntos, não sós. E as crises põem-nos à prova para sairmos melhores. Iguais não se sai das crises: saímos melhores ou piores. E o desafio que se coloca hoje é para sairmos melhores! E o melhor de vós é serem criativos: vocês são criativos, poetas! Façam essa poesia da criatividade a olhar para agosto de 2023” – frisou.

Os símbolos da JMJ estão agora a peregrinar na diocese da Guarda aonde chegaram no dia 5 de março. Segundo informa a Agência Ecclesia, os símbolos foram acolhidos numa celebração na praça junto à Catedral e o bispo da Guarda considerou, na ocasião, que a cruz e o ícone vão ajudar na construção da paz e da alegria.

“Receber nesta linda praça, no coração da cidade da Guarda, os símbolos da JMJ é sinónimo de alegria interpeladora rumo às JMJ a realizar na cidade de Lisboa, mas também ajudam a caminhar na fé, no bem e na construção da paz” – disse D. Manuel Felício, bispo da Guarda, na festa de acolhimento da cruz e do ícone mariano.

Alegria, entusiasmo e bênção

Entretanto, a diocese de Portalegre-Castelo Branco despediu-se dos símbolos e publicamos aqui uma última crónica enviada pelo Comité Organizador Diocesano sobre a peregrinação no Arciprestado da Sertã.

“Em mais uma semana de Peregrinação dos Símbolos na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, foi a vez do Arciprestado da Sertã ser o anfitrião, com presença nas Zonas Pastorais de Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Proença-a-Nova. É notório o crescendo em alegria, entusiasmo e sentimento de benção que a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora vão oferecendo a quem deles se aproxima.

A transmissão dos Símbolos entre os Arciprestados de Abrantes e da Sertã, entre as paróquias de Sardoal e Vila de Rei, deu-se na Ponte do Codes em plena N2, procurando simbolizar a ligação forte entre as pessoas – tal como uma ponte que une duas margens – essencial para a construção de uma JMJ e, no fundo, de um Mundo melhor.

Começando pela paróquia de Vila de Rei, seguiram-se as paróquias de Fundada, Cernache do Bonjardim, Cumeada, Sertã, Troviscal, Mosteiro, Oleiros, Amieira, Cambas, Orvalho, Vilar Barroco, Sarnadas de S. Simão, Estreito, Isna, Sobreira Formosa, Montes da Senhora, Proença-a-Nova, S. Pedro do Esteval e Peral.

Uma constante pelas ruas, os Símbolos foram levados em mão ora por Escuteiros, ora por agentes da autoridade, ora por Bombeiros, ora por quem quisesse estar mais perto deles e fazer também assim a sua Oração, ao som do Hino JMJ Lisboa 2023 que as pessoas já tomam como seu. Ao longo desta semana foram também uma constante os tapetes de flores e as decorações cuidadas, demonstrando também aí a fé, o zelo e o carinho das pessoas por esta Peregrinação.

Procurando chegar a todos, a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, Salus Populi Romani, estiveram um pouco por todo o lado, indo verdadeiramente ao encontro das pessoas em Lares de Idosos, Centros de Dia, Jardins de Infância, Escolas dos vários ciclos de ensino, Bombeiros, GNR, Santas Casas da Misericórdia, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Unidades de Cuidados Continuados, APPACDM, um Seminário e até uma Serração – pedindo a bênção e a proteção do Senhor e Sua Mãe para esta zona de pinhal tão acometida de incêndios nos últimos anos.

Para Filipe Paulo – de 22 anos, natural da paróquia de Vilar Barroco e pertencente ao COD Portalegre-Castelo Branco “não existem palavras para descrever a emoção de acolher os Símbolos da JMJ na minha aldeia. Foi uma graça que nunca pensámos receber, que numa aldeia tão pequena no meio do pinhal fosse possível acontecer”. O jovem relata ter sentido “o Amor de Jesus Cristo mais próximo que nunca ao ver a Cruz Peregrina. Relembrei as palavras ditas aos jovens por S. João Paulo II, para que a levassem a todo o Mundo e, com ela, o Amor de Deus por todos e a todos”.

Tornando prático o tema da Sinodalidade e da vida em comunhão, foi celebrada uma Eucaristia Arciprestal no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, presidida por D. Antonino Dias, com representação de todas as paróquias que responderam em força ao apelo lançado pelos sacerdotes. Foi notória a estreita colaboração entre párocos e paróquias num sinal de união entre todos.

No mesmo sentido e como expressão do caminho conjunto feito por todas as Dioceses do país, ocorreu durante esta semana a reunião do Comité Organizador Local com todos os Comités Organizadores Diocesanos em Cernache do Bonjardim.

Imediatamente antes, os jovens do Agrupamento de Escolas da Sertã tiveram a oportunidade de receber o Presidente da Fundação JMJ e Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, e de serem investidos como embaixadores da JMJ: “Nós queremos fazer chegar o convite a todos, queremos que os jovens da Sertã, que todos os jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, todos os jovens portugueses se sintam incluídos, se sintam convidados. Mas, para que o convite chegue a todos precisamos que cada um de vós seja embaixador das Jornadas”.

Na mesma ocasião, também Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, demonstrou toda a sua admiração pelas JMJ “um acontecimento extraordinário que só poderia ter sido criado por alguém extraordinário como o Papa João Paulo II”. Para o autarca “nos tempos que correm é muito importante que estas jornadas se realizem. Estes tempos trazem-nos novos desafios e é importante que a juventude se mantenha inquieta, se mantenha vigilante. É por isso meu desejo que a Sertã esteja representada em massa nas Jornadas Mundiais da Juventude e podem contar com o apoio da Câmara Municipal para isso”.

A cada noite e numa paróquia diferente, foram acontecendo Vigílias de Oração, sempre muito participadas pelos jovens, destacando-se a da paróquia de Oleiros onde, no final, a Pirotecnia Oleirense brindou toda a vila com um espetáculo de fogo-de-artifício que iluminou os céus e a todos mostrou que a JMJ Lisboa 2023 já está a acontecer.

A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar cada vez com maior intensidade a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em 2023.

Laudetur Iesus Christus

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-03/jmj-2023-cruz-e-icone-peregrinam-em-marco-na-diocese-da-guarda.html

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.