Foi a primeira fundação na América Latina, depois da tentativa sem êxito por parte da Província de Gênova, em Honduras, e uma Província Romana em Minas Gerais; no início do século. Os primeiros missionários foram os freis: Fintan Kelty, Xavier Scheridan e Sixto Patrik.
A possibilidade da Província Imaculada Conceição – EUA, fundada em 1872, assegurar o trabalho missionário na América do Sul parece ter sido citado no Capítulo Provincial de 1942.
O primeiro frade franciscano conventual, nos tempos modernos, a tomar residência no Brasil foi o Reverendíssimo Padre Frei Andréas Wild, OFMConv., o qual já havia desempenhado as funções de comissário geral da província Húngara e de confessor Apostólico na Basílica de São Pedro em Roma.
A efetiva fundação da Ordem tinha por um dos motivos de mandar alguns de seus membros a dar assistência à notável necessidade de padres a América do Sul.
Portanto em 16 de dezembro de 1945, o Reverendíssimo Ministro Provincial Padre Frei Daniel Lutz juntamente com Padre Frei Cyril Orendac desembarcaram em Santos / SP. Seu propósito era o de estudar os lugares de atuação de trabalhos dos frades.
Os frades estabeleceram-se no Rio de Janeiro, a convite de Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo, do qual aceitaram a paróquia de São Pedro de Alcântara, então em processo de organização. O Cardeal afavelmente acedeu ao desejo do Provincial de mudar o título da paróquia para o de São Francisco de Assis. Logo se situaram na Rua Caetano Martins, 42 no bairro Rio Comprido.