SAV – Serviço de Animação Vocacional

“A Animação Vocacional, embora dirigida a todos, encontra seu espaço privilegiado na pastoral dos jovens e dos adolescentes. Eles são abertos e sensíveis às situações de injustiça e de ‘não-sentido’ da sociedade de hoje como também os valores evangélicos. Esta Animação, porém, não pode ser separada de toda a Pastoral de conjunto da Igreja Local” (Diretório de Formação 41). Neste sentido, o Serviço de Animação Vocacional é o organismo custodial responsável por fomentar e por ajudar no processo de discernimento vocacional, especialmente, daquele que se propõe a ingressar no discipulado franciscano conventual.

Objetivos

Cultivar os germes da Vocação nos jovens, tendo pleno respeito pela liberdade de cada um (cf. Const. 31 § 1).

Conscientizar nossos frades da importância da Animação Vocacional, sabendo que o maior anúncio vocacional se dá pelo testemunho da própria vida, “vivida com zelo apostólico e oração assídua” (cf. Const. 30 § 1).

Ressaltar a importância da Oração junto aos jovens e aos seus familiares e ao povo para que Deus continue a enviar novas vocações para sua Igreja.

Educar os jovens, as famílias e todo o povo de Deus para a importância do discernimento vocacional dentro do seio familiar e eclesial.

Trabalhar em conjunto com as demais Ordens, Congregações, Circunscrições (UCOB) e Dioceses para ampliar a divulgação do Carisma de nossa Ordem.

Acolher os Vocacionados com zelo, ressaltando a responsabilidade no seguimento de uma vida mais radical a Jesus Cristo, ao modo de São Francisco de Assis.

Ajudar os jovens a discernir e a descobrir suas reais motivações vocacionais.

ANIMADOR VOCACIONAL CUSTODIAL

Frei Willian Gomes Mendonça, OFMConv
Rua: Henrique Dias, 726 – Retiro – Petrópolis – RJ
CEP: 25680-301 – Telefone: (24) 2242-4582
E-mail: despertarfranciscano@gmail.com

[ultimate_spacer height=”60″]