O voto de obediência
O consagrado pelo voto de obediência é chamado a escuta daquele que nos chamou para segui-Lo: Jesus Cristo. Obedecer é fruto de uma afeição que emana de um encontro profundo com Deus. Deste modo, obedecer na vida consagrada é colocar na ausculta do amor de Deus que pulsa em toda humana criatura, sendo ele bom ou mau, amigo ou inimigo. Quando age assim, o consagrado abre-se para que o Espírito do Senhor e seu santo modo de operar encontre morada em seu coração.
MINORIDADE
A minoridade franciscana está para além de afazeres externos. Minoridade é forma de vida, compreendida como o fundamento e vigor da identidade de um frade que passa a compreender toda a existência de uma maneira toda própria. O franciscano passa a olhar o mundo a partir do amor de Deus feito gente: Jesus Cristo. A Encarnação, a Eucaristia e a Cruz são os modos concretos como Deus, ao entrar na história, ama. Este jeito de Deus amar chamamos minoridade.
Vida de Oração
A oração é a busca contínua de uma relação de profunda intimidade do homem com Deus. Nesta intimidade, o consagrado é convido a adorar a Deus em Espírito e em verdade, de modo que, o agente principal da oração é o Espírito Santo. Mas cabe ao consagrado trabalhar incansavelmente para abrir-se ao Espírito do Senhor. A vida de oração é um convite ao frade a persistir na busca de compreender e acolher o toque originário que o afeiçoou na vocação à Vida Consagrada.