Assembleia anual da FALC

Os Ministros, Custódios e Delegados das jurisdições presentes na América Latina fazem parte da FALC, Federação latino-americana dos Conventuais. Assim também se organiza a Ordem dos Frades Menores Conventuais no mundo, através de federações continentais, geográficas e linguísticas para viver a fraternidade, a comunhão, ou seja, uma verdadeira sinodalidade franciscana conventual.

A FALC se reúne anualmente em Assembleia ordinária, com revezamento entre os países membros, para fazer uma experiência fraterna, compartilhar suas alegrias e esperanças, sonhos, desafios e realidades nos contextos eclesiais, sociais e políticos de todo o continente latino americano. Os Conventuais estão presentes como Províncias, Custódias e Delegações nos seguintes países:  Mexico, Centro América, Cuba, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru, Equador, Chile, Argentina/Uruguai, Paraguai e Brasil (atualmente quatro jurisdições: Rio, São Paulo, Brasília e Maranhão).

Neste ano a FALC está focada na proximidade do Capítulo Geral a ser celebrado em Roma entre 01 a 21 de junho deste ano, por isso, faz uma avaliação do sexênio, focando sombras e luzes de nossas presenças em todas as dimensões: formativa, missionária, fraterna, administrativa e apostolar, como também apontar perspectivas e projetos para o próximo governo geral da Ordem, sobretudo no que tange a experiência latino-americana.

Assim, a FALC é um bonito organismo de sinodalidade franciscana conventual que oxigena com seus dois pulmões idiomáticos, espanhol e português, a vida e a missão de nossas Províncias, Custódias e Delegações.

A FALC tem um Conselho de Presidência, cujo ministério é assumido pelos Ministros, Custódios por períodos e é assistido pelo Definidor Geral de área (Assistente Geral para a América Latina) e se organiza para auxiliar a formação inicial, permanente e missionária.

Frei Carlos Charles,OFMConv.

CUSTÓDIO PROVINCIAL

CUSTÓDIA PROVINCIAL IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL