Caverna de San Bonaventura

São Bonaventura da Bagnoregio, também conhecido como Giovanni Fidanza (Bagnoregio, cerca de 1217/1221 – Lyon, 15 de julho de 1274), era religioso, filósofo e teólogo, era bispo, cardeal e ministro geral da Ordem Franciscana; ele é considerado um dos biógrafos mais importantes de São Francisco de Assis; lecionou na Universidade de Paris e era amigo de São Tomás de Aquino.

De acordo com o que ele diz a si mesmo quando criança, ficou gravemente doente e seus pais ligaram para San Francesco para abençoá-lo e curá-lo.
É uma tradição que São Francisco permaneceu por alguns dias na caverna Belvedere de San Francesco Vecchio (originalmente uma tumba etrusca) quando veio pregar e encontrou o “Locus” franciscano. Dizem que a recuperação milagrosa do pequeno S. Bonaventura ocorreu aqui.
Como São Francisco o curou no latim Bona ventura em relação ao resultado favorável de suas orações de cura.
A partir daquele dia, todos os habitantes de Bagnoregio chamaram a criança de Bonaventura, e ele recebeu esse nome quando entrou na Ordem Franciscana no convento de San Francesco Vecchio, localizado a meio caminho entre Bagnoregio e Civita.

Do Belvedere de San Francesco Vecchio, há acesso a uma caverna, uma antiga tumba etrusca, agora chamada de “Grotta di S. Bonaventura”.

Ele é reverenciado como santo pela Igreja Católica, que celebra sua memória em 15 de julho.

 

Imagem relacionada

Fonte: http://www.museogeologicoedellefrane.it/grotta-di-san-bonaventura.html