Nos dias 10 a 13 de julho de 2023 aconteceu o Encontro Custodial de Formação Permanente da Custódia Imaculada Conceição do Brasil, na Casa de Retiro Emaús, dos Monges Beneditinos da Cidade do Rio de Janeiro. O tema abordado foi: “A caminho da maturidade na experiência de Deus”. O assessor foi o Padre Alfonso García Rubio, sacerdote diocesano, nascido na Espanha em 1934 e radicado no Brasil desde 1959. O tema do Encontro faz referência a um Livro do Padre Alfonso García intitulado: “A caminho na maturidade na experiência de Deus”. Estes dias foram dias de muita reflexão, partilha, fraternidade e oração.
O Padre Alfonso García conduziu a reflexão para uma eclesiologia de fonte. Para ser fonte e não reflexo é fundamental o discernimento que capacita a pensar na própria realidade tanto teológica como pastoral. É trazer para a realidade de vida fraterna, de pastoral, de missão, de formação e de oração a Hermenêutica para compreender que a fé compromete o fiel por inteiro, toca todas as partes da pessoa humana. Em profundidade, o homem e a mulher de fé conseguem distinguir a crença da expressão religiosa. A fé é contínua e inesgotável.
As expressões religiosas podem mudar de acordo com a cultura e o tempo. Todavia, é fundamental que aquele que crê dê testemunho de sua fé pelo exercício da escuta da Palavra de Deus e pela prática do que Nela está escrito. No dia 11 de julho os frades em formação participaram da Solene Liturgia no Mosteiro São Bento do Rio de Janeiro, presidida pelo Abade Dom Filipe da Silva, OSB. Durante estes dias os frades leram e refletiram em grupos o Projeto Custodial Quadrienal (PCQ) com o objetivo de implementar ainda mais nas realidades conventuais, paroquiais, formativas e missionárias o compromisso de viver o carisma franciscano no serviço de todo o povo de Deus.
Frei Willian Gomes Mendonça, OFMConv.Secretário Custodial