FRANCISCO E A PALAVRA DE DEUS

Herisson Rodrigues Dias

“Não somente de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4). Francisco de Assis possuía uma profunda união com a palavra de Deus, fazia dela seu refúgio nos momentos inseguros e incertos de sua vida. Certa vez, ele, querendo saber qual forma de vida assumir, foi de encontro às Sagradas Escrituras para saber a vontade de Deus. Foi então que apareceram três passagens bíblicas que levaram Francisco para uma vida sublime de entrega a Jesus por meio da pobreza e da Missão. Francisco não era um homem letrado nem intelectual, mas guardava a palavra de Deus no coração e fazia dela uma oração em pura sintonia com sua vida. Se Jesus é a palavra de Deus encarnada, Francisco também o foi.

As experiências de Francisco com Deus foram diversas. No entanto, a sua experiência com a Sagrada Escritura foi de suma importância para sua maneira de ver e viver sua vida. Sempre encontrou a presença de Deus e seu amor nela. Os encontros com seu Amado sempre vieram acompanhados de longas meditações da palavra de Deus que o levavam para uma realidade profunda de si mesmo, pela qual seus companheiros o caracterizaram de um homem absorto no mistério de Deus.

Mesmo sendo iletrado, Francisco fazia uma hermenêutica da palavra de Deus de maneira autêntica, pois possuía a capacidade de transcender a letra, compreendendo o seu íntimo, todo fruto da sua intimidade com Espírito Santo, que iluminava a sua mente através da oração e da meditação. Mas, também porque possuía um coração aberto a acolher a vontade de Deus em sua vida. Nunca se viu, na história, um homem que teve tanto amor e veneração pelo Evangelho como Francisco. Até em sua morte, ele pediu os seus companheiros o lesse para ele, pois queria ter como última palavra ouvida a Palavra do Senhor.

 Francisco nos interpela pelo seu modo de vida, mesmo passado anos da sua morte, o quanto a Palavra de Deus pode mudar a vida de alguém que se abre à graça de Deus. Além de destacar o zelo e respeito por ela, nos leva a jamais reduzir a Sagrada Escritura a um livro historiográfico, que está ultrapassado e já perdeu o seu valor moral e espiritual, mas é um livro que toca a nossa realidade atual e as diversas circunstâncias do nosso dia a dia. É um convite a assumir a Palavra de Deus como modo de vida.

PALAVRA DE DEUS, Sagrada Escritura (por Augusto Drago). In: Dicionário Franciscano. Traduzido por Família Franciscana Brasileira. Petrópolis, RJ: Editora Vozes e CEFEPAL, 1983.

FONTES FRANCISCANAS. Coord.: Dorvalino Francisco Fassini (2ed.). Santo André, SP: Editora O Mensageiro de Santo Antônio, 2020.