TEMA: Santo Antônio, protetor dos Namorados
COMENTÁRIO INICIAL
É bastante curiosa a fama de Santo Antônio como ”casamenteiro” e protetor dos namorados. No tempo do nosso santo, a moça que queria casar tinha que apresentar um “dote” para poder conquistar o seu bem-amado. Conta-se que uma moça queria se casar, mas, como era muito pobre, não tinha condições de alcançar o seu objetivo. Pôs-se a rezar diante da imagem do santo, pedindo a graça. Caiu nas mãos da moça um bilhete, que dizia: ”Vá até o comerciante mais rico da cidade e peça que ele lhe dê em ouro o equivalente ao peso do bilhete. Quando o comerciante colocou o bilhete na balança, o bilhete pesava tanto que a moça conseguiu a quantia que precisava para o seu casamento. O certo é que, em vida, Santo Antônio sempre se dedicou a ajudar os casais em crise a superar os momentos de confl ito, a combater a imoralidade e o adultério. Por isso ele é considerado protetor dos namorados, das famílias e dos casamentos.
ORAÇÃO DO DIA Ó Deus, que nos destes Santo Antônio como grande protetor dos jovens que buscam a felicidade no amor conjugal, olhai com particular carinho para os namorados, noivos e todos os jovens que têm a difícil tarefa na feliz escolha da pessoa com que irão viver o plano de Deus no amor verdadeiro no matrimônio. Santifi cai e abençoai as nossas famílias e confi rmai todos os casais na verdadeira caridade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
PALAVRA DE DEUS
DO LIVRO DO CÂNTICO DOS CÂNTICOS (noiva) Que seus lábios me cubram de beijos! O seu amor é melhor do que o vinho. Seu perfume é suave: seu nome é para mim como perfume derramado. (noivo) Como você é bela, minha querida! Como você é linda! Como seus olhos brilham de amor. (noiva) Entre dez mil homens, o meu amado é o mais bonito e o mais forte. (noivo) Como você é linda, minha querida. Como você me dá prazer. Como é agradável a sua presença. (noiva) Grave o meu nome no seu coração e no anel que está no seu dedo. O amor é tão poderoso como a morte: a paixão é tão forte como a sepultura. Amor e paixão explodem em chamas e queimam como fogo furioso. (Coro) Você, a mais bela das mulheres, responda: será que o seu amado é melhor do que os outros? O que é que ele tem de tão maravilhoso para fazermos essa promessa a você?
SALMO 99(100),1-5
REFRÃO: Louvamos o Senhor pela graça do amor.
1. Cantem hinos a Deus, ó Senhor, todos os moradores da Terra! Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença.
2. Lembrem-se que o Senhor é Deus, Ele nos fez e somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho.
3. Entrem pelos portões do templo com ações de graças, entrem em seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a Ele.
4. Pois o senhor é bom, o seu amor dura para sempre e sua fi delidade não tem fi m.
EVANGELHO DE SÃO JOÃO 2,1-11
“Houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava presente. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando o vinho acabou, a mãe de Jesus disse ao fi lho: “O vinho acabou”. Jesus respondeu: “Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora”. Então ela disse aos empregados: “Façam o que Ele disser”. Ali perto estavam seis potes de pedra, em cada um cabiam entre oitenta a cento e vinte litros de água. Jesus disse aos empregados: “Encham de água estes potes”. E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou: “Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dono da festa”. Eles levaram . Então o dono da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isto chamou o noivo e disse: “Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho”. Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim Ele revelou sua natureza divina e os seus discípulos acreditaram Nele.
PRECES DA COMUNIDADE
RESPOSTA: Santo Antônio, oriente nossos jovens para o amor e abençoe nossas famílias.
1. Por todos os jovens que sonham constituir um lar, que peçam a Deus luz para serem felizes na escolha da pessoa amada, que aproveitem o tempo do namoro para um relacionamento sério, que cresçam para um amor maduro e só assumam a vida a dois depois de terem certeza de que há sinceridade nesse relacionamento, rezemos.
2. Que todos os casais que se unem pelo sacramento do matrimônio sejam muito felizes na sua aliança de amor, e que em seus lares nunca falte a presença de Jesus e também de sua Mãe Maria, como nas bodas de Caná, rezemos.
3. Que todos os pais eduquem seus fi lhos segundo o evangelho, formando-os para uma fé fi rme, e orientando-os para que sejam fortes e que não se deixem levar pelo exemplo negativo de outros jovens. Que os pais confi em sempre em Deus, que é Pai, e quer que seus fi lhos sejam muito felizes no amor, rezemos.
4. Por todos os casais que não foram felizes no casamento, para que superem as mágoas, ajudem os fi lhos a superarem os traumas da separação e, se viverem um segundo matrimônio, procurem sempre dar testemunho de fi delidade no relacionamento, rezemos.
OFERECIMENTO DO DIA
Aceitai, Senhor, as preces e oferendas que fazemos por todos os jovens que sonham com um casamento feliz e por todos os casais que vivem no amor santifi cado pelo sacramento do matrimônio. Por intercessão de Santo Antônio, fazei crescer sempre mais o amor nos corações de todos, para que aprendam que amar é “dar a vida”, como Cristo ensinou. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
PALAVRAS DE SANTO ANTÔNIO
“O manto da alma fi el tece-se com a candura da castidade, o brilho da humildade e o calor da caridade”. “Para ser puro, são necessárias seis coisas: pureza de coração, castidade de corpo, paciência na adversidade, constância na prosperidade e, para que nisto possa perseverar, a humildade e a pobreza”.
INVOCAÇÃO
Santo Antônio, protetor dos namorados, rogai por nós. ORAÇÃO FINAL
Nós vos damos graças, Senhor, por Santo Antônio, protetor das famílias, dos namorados e noivos que sonham tanto com a felicidade na vida do casamento. Que todos possamos aspirar a ideais sempre mais belos e puros e que sejamos muito felizes na vocação para a qual Deus chamou cada um de nós. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
BOM PROPÓSITO
Que os pais peçam muito pela felicidade dos fi lhos. Que cada criança, adolescente e jovem rezem sempre: ”Senhor, que queres que eu faça? Mostrame com clareza o caminho de amor, a vocação que você aponta para mim”.
Fonte: http://psantonio.org.br/ ou http://psantonio.org.br/wp-content/uploads/2014/04/trezena.pdf