Tudo começa e caminha pelo símbolo primário do TAU – a cruz, o frade menor encarna em sua vida o Cristo Crucificado, ele é a atualização de seu modo de ser e de encarar a existência, sempre convocado a ser um com o Senhor Crucificado, nisso está seu modo de fazer missão e ser presença onde quer que vá.
Centralizado, temos o mapa estilizado da América Latina e Caribe, mais que lugares geográficos, são histórias marcadas, e ainda latentes, pela violência, martírios e amor à terra. Chão marcado com o sangue de tantos inocentes ela é rica em diversidade cultural, nisso se desdobra o grafismo colorido ao fundo, que nos remete ao dinamismo da ação do Espírito Santo nesse chão.
O frade, assim como o crucificado, está de braços abertos acolhendo cada uma dessas riquezas culturais e busca, em sua vida e apostolado, encontrar as sementes do Verbo presentes em cada uma dessas culturas; por isso também tem o rosto voltado para o alto, pois sabe de onde vem e a plenitude do serviço a ele confiado.
São 70 anos de lutas, vivências, descobertas, entregas, trabalho, oração e conversão, tudo para a Glória de Deus e o resgate da dignidade humana dos filhos de Deus oriundos deste chão latinoamericano.
(Lúcio Américo de Oliveira)
http://www.lucioartesacra.com/
Significado do Selo Comemorativo dos 70 anos da Custódia Provincial Imaculada Conceição do Brasil
O Selo comemorativo tem o intuito de celebrar os 70 anos da presença da Ordem dos Frades Menores Conventuais no Brasil. A Custódia Provincial Imaculada Conceição do Brasil, fundada no dia 28 de março de 1946, foi a primeira presença de nossos frades no Brasil e América Latina. Esta primeira missão teve como ponto de partida a cidade do Rio de Janeiro, cujo convento São Francisco de Assis no bairro Rio Comprido é o mais antigo convento Franciscano Conventual da América Latina.
Cristo Redentor: Marco da cidade do Rio de Janeiro; Jesus é o ponto de partida e de chegada de toda missão.
Frades: Representa a comunidade conventual que se direciona para o Cristo em fraternidade.
70 anos: O número 70 em forma de Tau significa sinal de esperança, símbolo de conversão permanente, despojamento total e acolhida de bondade de Deus. E junto ao Tau está ligado o cordão com os três nós, representando os votos de pobreza, castidade e obediência que os frades fazem por cauda do Reino de Deus.
Doze Estrelas: Representa a Imaculada Conceição, Rainha e Padroeira da Custódia e de toda a Ordem.
Faixa Azul: Representa a Bahia de Guanabara pelo qual os frades chegaram de navio à cidade do Rio de Janeiro.
(autor do Selo: Frederico Araújo)