Sessenta (60) anos de inauguração do Seminário São Francisco de Assis em Andrelândia.
No ano da Graça do Senhor de 07 de março de 1961, o Seminário Seráfico São Francisco de Assis estava sendo inaugurado na cidade Mineira de Andrelândia. Comemoramos, portanto, 60 anos da sua inauguração. Por isso, faz-se necessário algumas apreciações.

O projeto Andrelândia foi desenvolvido pouco depois da aceitação de Itaúna no dia 1º. de Julho de 1948, com a chegada de Frei Ambrósio e Frei Cipriano tendo como propósito fundar uma escola.
Frei Cipriano chegou a Andrelândia em 07 de Janeiro de 1949 (em 2019 fez 70 anos de presença Conventual em Andrelândia), tendo a companhia de Frei Marcellus Walker que estava no Rio de Janeiro.
A escola no inicio funcionou num alojamento temporário. Em 25 de Março de 1949 a construção estava suficientemente avançada permitindo o funcionamento. Em 17 de Fevereiro de 1953, o reverendíssimo Bede Hess, ofmconv, ministro geral durante a segunda guerra mundial, originário da Província de Imaculada, declarou Seminário menor e em 04 de março a fraternidade, São Boaventura, foi canonicamente erigida.



O grande sucesso dessa empreitada deve-se largamente aos heróicos esforços dos frades Marcellus Walker e Manuel Spataro, que trabalharam lado a lado com Frei Cipriano em cada fase e nos difíceis dias da organização. Frei Xavier Sheridan foi nomeado superior da Fraternidade São Boaventura, frei Sixtus Patrick, diretor do Ginásio. Junto com os Frades Meldon e Berardo Riegert, posteriormente substituído por Frei Martinho Maria de Porres Ward, eles formavam a primeira comunidade franciscana de Andrelândia.
Em Abril de 1956, foram comprados 130 acres, no local denominado “campo de aviação”, que custou Cr$ 500.000. A construção estava prevista para começar em outubro do mesmo ano, sob a supervisão do arquiteto formado Frei Xavier Sheridan e seria suficientemente completada em fevereiro de 1958.



E em 07 de março de 1961, o Seminário Seráfico São Francisco de Assis foi inaugurado na cidade de Andrelândia, sendo frei Xavier Sheridan, o primeiro reitor.







O seminário funcionou até 1971, tendo sido fechado pelo então reitor frei Evandro J. Bucci e os seminaristas foram transferidos para o Rio de Janeiro. Somente doze anos mais tarde ele voltará a funcionar como Casa de Formação. Em Julho de 1983, o custódio provincial frei André J. Lambert reabre o seminário em Andrelândia indicando para reitor frei Camilo Lélis de Aguiar, e para diretor espiritual frei Martinho de Porres, e o irmão religioso frei Walter Ferreira Bessa, promotor vocacional e ecônomo (falecido em 1989). Com a ida da formação para a cidade de Petrópolis e a com a saída do frei Francisco Antônio e frei Ivair Antônio, mais uma vez a presença conventual deixa Andrelândia.
No ano de 2015, o estado de Minas solicita ao custódio Provincial frei Antonio Molisani Teles, alugar o prédio do Seminário tendo em vista que o prédio até então ocupado pela escola estadual Visconde de Arantes estava em reforma, permanecendo no mesmo até maio de 2019.
No dia 02 de dezembro de 2015, o então vigário custodial Fr Ronaldo Gomes da Silva e seu definitório criaram através de um documento o Eremitério Franciscano em Andrelândia, uma vez que até aquele momento a experiência que havia sido iniciada em Petrópolis (convento São Boaventura) não possuía um lugar próprio. Mais tarde, durante a 2ª. Fase do Capítulo Custodial (2017-2022) a experiência foi aprovada ‘ad experimentum’ pela Assembléia Capitular sendo custódio Fr Ronaldo Gomes da Silva, ofm conv.









Em 5 de Janeiro de 2016, os frades Robson Malafaia Barcellos e Marcelo dos Santos Silva, chegam a Andrelândia e iniciam a experiência de vida eremítica franciscana – agora com espaço próprio – não no prédio do Seminário e sim na antiga casa do caseiro que se estende com a graça de Deus, sob a proteção da Virgem Imaculada e do santo pai seráfico Francisco de Assis e de benfeitores, até o dia de hoje.
Frei Marcelo dos Santos Silva, ofm conv.
Bibliografia:
‘Fazei tudo o que ele vos disse!’ (Jo 2,5): celebração da custódia provincial Imaculada Conceição nos seus 70 anos de presença franciscana conventual no Brasil/organização Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, Frei Ronaldo Gomes da Silva. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.
GOMES, Frei Ronaldo da Silva, História Custodial (1946-2003): ‘Avancem para águas mais profundas’(Lc 5,4). Araruama – 02/03.
Fonte: https://saofranciscoemconversa.blogspot.com/2021/03/sessenta-60-anos-de-inauguracao-do.html