13º Dia da Trezena de Santo Antônio

TEMA: Santo Antônio, modelo de Vida

COMENTÁRIO INICIAL

Santo Antônio é, sem dúvida nenhuma, um dos santos mais populares, recebendo o título de Santo do mundo inteiro. Sua fama de “milagreiro” vem desde o tempo em que viveu. Morreu muito jovem, com cerca de 36 anos, e, quando veio a falecer, a notícia se espalhou como pólvora. Morreu “o Santo”. Ainda hoje, na cidade de Pádua, há indicações para assinalar a Basílica onde está sepultado, com a inscrição: ”IL SANTO”, que signifi ca “O Santo”. Santo Antônio é certamente um modelo extraordinário de vida cristã, exemplo de seguimento de Cristo dentro da espiritualidade de São Francisco, sempre tão atual, porque é a proposta de seguir o próprio evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

ORAÇÃO DO DIA

Ó Deus Pai bondoso e misericordioso, que escolhestes Santo Antônio como modelo e testemunha fi el do Evangelho e mensageiro do amor no meio do vosso povo, escutai nossas preces. Nós vos damos graças pelo seu grande exemplo de amor aos pobres, da pregação da Palavra de Deus, da vida missionária, da intimidade com Jesus, da confi ança sem limites na Mãe Santíssima. Obrigado por ele ser o restituidor das coisas perdidas, o protetor dos namorados, o fi el imitador de São Francisco. Que o seu exemplo de vida ajude muitos jovens a viverem fi éis a Cristo. Que o Senhor faça de todos nós instrumentos de paz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

PALAVRA DE DEUS
1 CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS 3,4-7.11 “Quando alguém diz:”Eu sou de Paulo”, e outro diz: “Eu sou de Apolo”, será que assim não estão agindo como pessoas deste mundo? Afi nal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Somos somente servidores de Deus, e foi por meio de nós que vocês creram no Senhor. Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus que a fez crescer. De modo que não importa nem o que planta, nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. Porque Deus já pos Jesus Cristo como único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado.
SALMO 111(112),1-4.6-9
REFRÃO: Sua fé é forte, pois ele confi a no Senhor.
1. Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, que tem prazer em obedecer aos seus mandamentos. Os fi lhos desse homem serão poderosos na Terra Prometida e seus descendentes serão abençoados.

2. Na sua casa há muita riqueza e ele é sempre bem sucedido. A luz brilha na escuridão para aqueles que são corretos, para aqueles que são bondosos, misericordiosos e honestos.

3. Quem é correto nunca fracassará e será lembrado para sempre. Ele não tem medo de receber más notícias. Sua fé é forte, pois ele confi a no Senhor.

4. Ele não fi ca preocupado, nem tem medo, ele tem certeza de que seus inimigos serão derrotados. Ele dá generosamente aos pobres e a sua bondade dura para sempre. Ele é poderoso e respeitado.

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 5,1-9
“Jesus começou a ensiná-los. Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o reino do Céu é delas. Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará. Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas. Felizes as pessoas que tem misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. Felizes as pessoas que têm um coração puro, pois elas verão a Deus. Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como fi lhos seus”.

PRECES DA COMUNIDADE
RESPOSTA: Senhor, com Santo Antônio queremos ser sempre mais santos.
1. Por toda a Igreja, para que os seus fi lhos vivam na fi delidade do Evangelho e possam dar testemunho de Cristo pela santidade de vida, revelada sobretudo por uma caridade sincera no gesto de “ repartir o pão” com os pobres, como Santo Antônio fazia, rezemos.

2. Por todas as obras de caridade, de apostolado e de trabalhos sociais realizados em nome de Santo Antônio, para que alcancem seus objetivos de ações de caridade que transformam a sociedade e revelem ao mundo a essência do cristianismo, que é o amor ensinado por Jesus, rezemos.

3. Por todos nós, que participamos desta trezena em honra do santo mais querido do mundo, santo Antônio de Lisboa e de Pádua, para que nos tornemos cristãos sempre mais convictos em viver a caridade para com o próximo, como Cristo tanto pediu a seus discípulos, rezemos.

OFERECIMENTO DO DIA
Senhor, além do pão, dos lírios e de tudo o que vos oferecemos em honra de Santo Antônio, queremos doar a nossa própria vida, queremos vos amar acima de todas as coisas e crescer no afeto e no amor a todos os irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
PALAVRAS DE SANTO ANTÔNIO
“O coração profundo é o coração de quem ama, do que deseja, do contemplativo, do que despreza as coisas inferiores. Quando te aproximas de tal coração com os passos devotos, Deus é exaltado, não em si, mas em ti sua exaltação é a intensidade de teu amor, é a elevação de teu espírito”.
INVOCAÇÃO

Santo Antônio, modelo do perfeito seguimento de Cristo, rogai por nós.

ORAÇÃO FINAL
“Louvado sejas, meu Senhor, por esta Eucaristia que agora celebramos. Louvado sejas meu Senhor, pela vida nova que concedestes pela participação neste sacramento do altar. Louvado sejas, meu Senhor, pela revelação da vossa sabedoria na pessoa de vosso pequenino servo São Francisco. Louvado sejas, meu Senhor, pelo encanto da espiritualidade franciscana, que atraiu Santo Antônio para sua vivência. Louvado sejas, meu Senhor, pelo vosso humilde servo Santo Antônio, vosso confessor e doutor. Louvai e bendizei todos ao meu Senhor e rendei-lhe graças e servi-lhe com grande humildade. Tudo isto vos pedimos e agradecemos por meio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
BOM PROPÓSITO
Quero levar como lição de vida desta trezena a busca de uma maior intimidade com o Menino Deus, como Santo Antônio, que buscava o amor cada vez mais profundo com Cristo na Eucaristia. Vou repartir o pão, o sorriso, a ternura e a atenção com todas as pessoas, sobretudo com quem se sente muito pouco amado.

Fonte: http://psantonio.org.br/ ou http://psantonio.org.br/wp-content/uploads/2014/04/trezena.pdf