Ordem dos Frades Menores Conventuais

Artigos, Destaques › 03/11/2018

“Vamos nos perguntar de que lado estamos: o do céu ou o da terra?”

As palavras do Papa no recital do Angelus

01 DE NOVEMBRO DE 2018 14:08 REDAÇÃO ANGELUS / REGINA COELI – PAPA FRANCISCO

Às 12 horas de hoje, Solenidade de Todos os Santos, o Santo Padre Francis apareceu na janela do estudo no Palácio Apostólico Vaticano para rezar o Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.

Estas são as palavras do Papa ao introduzir a oração mariana :

Antes do Angelus

Queridos irmãos e irmãs, 
bom dia e feliz festa! A primeira leitura de hoje, tirada do Livro do Apocalipse fala do céu e nos coloca na frente de “uma grande multidão” incalculável, “de toda nação, tribo, povo e língua” (Ap 7,9). Eles são os santos. O que eles fazem “lá em cima”? Eles cantam juntos, eles louvam a Deus com alegria. Seria bom ouvir a música deles … Mas podemos imaginar: você sabe quando? Durante a missa, quando cantamos “Santo, santo, santo, o Senhor Deus do universo …”.

É um hino – diz a Bíblia – que vem do céu, que é cantado lá (cf. Is 6,3, Ap 4,8), um hino de louvor. Então, cantando o “santo”, não pensamos apenas nos santos, mas fazemos o que eles fazem: naquele momento, na missa, estamos mais unidos do que nunca. E estamos unidos a todos os santos: não apenas aos mais conhecidos, do calendário, mas também aos “da porta ao lado”, aos nossos familiares e conhecidos que agora fazem parte dessa imensa multidão. Hoje, então, é uma festa de família. Os santos estão próximos de nós, na verdade eles são nossos verdadeiros irmãos e irmãs. Eles nos entendem, eles nos amam, eles sabem o que é nosso verdadeiro bem, eles nos ajudam e eles esperam por nós. Eles estão felizes e nos querem felizes com eles no paraíso. É por isso que nos convidam para o caminho da felicidade, indicado no Evangelho de hoje, tão belo e conhecido:

Mas como? O Evangelho abençoa os pobres, enquanto o mundo abençoa os ricos. O Evangelho abençoa os mitos, enquanto o mundo diz abençoou o arrogante. O Evangelho diz o puro abençoado, enquanto o mundo diz abençoado o sábio e alegre. Este caminho de felicidade, de santidade, parece levar à derrota. E ainda – a primeira leitura nos lembra novamente – os santos guardam “ramos de palmeiras nas mãos” (verso 9), isto é, os símbolos da vitória. Eles ganharam eles, não o mundo. E eles nos exortam a escolher a sua parte, a de Deus que é Santo.

Vamos nos perguntar de que lado estamos: o do céu ou o da terra? Vivemos para o Senhor ou para nós mesmos, para a felicidade eterna ou para alguma realização agora? Perguntemo-nos: queremos realmente a santidade? Ou nos contentamos em ser cristãos sem infâmia e sem elogios, que acreditam em Deus e estimam os outros sem exagerar? O Senhor “pede tudo, e o que ele oferece é a verdadeira vida – ele oferece tudo – a felicidade para a qual fomos criados” ( Exortação apostólica Gaudete e exsultar , 1). Em suma, ou santidade ou nada! É bom nos deixarmos ser provocados pelos santos, que não tiveram meias medidas aqui e de lá “torcer” por nós, porque escolhemos Deus, humildade, mansidão, misericórdia, pureza, porque somos apaixonados pelo céu e não pela terra. .

Hoje, nossos irmãos e irmãs não nos pedem para ouvir de novo um belo Evangelho, mas para colocá-lo em prática, para seguir o caminho das bem-aventuranças. Não se trata de fazer coisas extraordinárias, mas de seguir todos os dias deste modo que nos leva ao céu, nos leva para a família, nos leva para casa. Então hoje nós vislumbramos nosso futuro e celebramos o que nascemos: nascemos para nunca mais morrer, nascemos para desfrutar da felicidade de Deus! O Senhor nos encoraja e quem segue o caminho das bem-aventuranças diz: “Alegra-te e regozija-te, porque a tua recompensa é grande no céu” (Mt 5,12). Que a Santa Mãe de Deus, Rainha dos Santos, nos ajude a percorrer firmemente o caminho da santidade; você, que é o Portão do Céu, apresenta nossos amados mortos à família celestial.

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs, 
saúdo com afecto todos vós, peregrinos da Itália e de vários países, famílias, grupos paroquiais, associações e grupos escolares. Dirijo uma saudação especial aos participantes da Corsa dei Santi, promovida pela Fundação Missioni Don Bosco, para viver o aniversário de Todos os Santos em uma festa popular. Obrigado pela sua maravilhosa iniciativa e pela sua presença!

Amanhã de tarde irei ao Cemitério Laurentino em Roma: convido-vos a acompanhar-me com a oração deste sufrágio para aqueles que nos precederam no sinal da fé e dormem o sono da paz.

Desejo a todos vocês uma feliz festa na companhia espiritual dos santos. E por favor, não esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!

1 DE NOVEMBRO DE 2018 14:08 ANGELUS / REGINA COELI – PAPA FRANCISCO
Fonte: https://it.zenit.org/articles/category/angelus-regina-coeli/

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.