Ordem dos Frades Menores Conventuais

Artigos, Destaques › 10/03/2021

Sessenta (60) anos de inauguração do Seminário São Francisco de Assis em Andrelândia.

Sessenta (60) anos de inauguração do Seminário São Francisco de Assis em Andrelândia.

No ano da Graça do Senhor de 07 de março de 1961, o Seminário Seráfico São Francisco de Assis estava sendo inaugurado na cidade Mineira de Andrelândia. Comemoramos, portanto, 60 anos da sua inauguração. Por isso, faz-se necessário algumas apreciações. 

O projeto Andrelândia foi desenvolvido pouco depois da aceitação de Itaúna no dia 1º. de Julho de 1948, com a chegada de Frei Ambrósio e Frei Cipriano tendo como propósito fundar uma escola.  

Frei Cipriano chegou a Andrelândia em 07 de Janeiro de 1949 (em 2019 fez 70 anos de presença Conventual em Andrelândia), tendo a companhia de Frei Marcellus Walker que estava no Rio de Janeiro. 

A escola no inicio funcionou num alojamento temporário. Em 25 de Março de 1949 a construção estava suficientemente avançada permitindo o funcionamento. Em 17 de Fevereiro de 1953, o reverendíssimo Bede Hess, ofmconv, ministro geral durante a segunda guerra mundial, originário da Província de Imaculada, declarou Seminário menor e em 04 de março a fraternidade, São Boaventura, foi canonicamente erigida.

O grande sucesso dessa empreitada deve-se largamente aos heróicos esforços dos frades Marcellus Walker e Manuel Spataro, que trabalharam lado a lado com Frei Cipriano em cada fase e nos difíceis dias da organização. Frei Xavier Sheridan foi nomeado superior da Fraternidade São Boaventura, frei Sixtus Patrick, diretor do Ginásio. Junto com os Frades Meldon e Berardo Riegert, posteriormente substituído por Frei Martinho Maria de Porres Ward, eles formavam a primeira comunidade franciscana de Andrelândia.

Em Abril de 1956, foram comprados 130 acres, no local denominado “campo de aviação”, que custou Cr$ 500.000. A construção estava prevista para começar em outubro do mesmo ano, sob a supervisão do arquiteto formado Frei Xavier Sheridan e seria suficientemente completada em fevereiro de 1958.

E em 07 de março de 1961, o Seminário Seráfico São Francisco de Assis foi inaugurado na cidade de Andrelândia, sendo frei Xavier Sheridan, o primeiro reitor.

O seminário funcionou até 1971, tendo sido fechado pelo então reitor frei Evandro J. Bucci e os seminaristas foram transferidos para o Rio de Janeiro. Somente doze anos mais tarde ele voltará a funcionar como Casa de Formação. Em Julho de 1983, o custódio provincial frei André J. Lambert reabre o seminário em Andrelândia indicando para reitor frei Camilo Lélis de Aguiar, e para diretor espiritual frei Martinho de Porres, e o irmão religioso frei Walter Ferreira Bessa, promotor vocacional e ecônomo (falecido em 1989). Com a ida da formação para a cidade de Petrópolis e a com a saída do frei Francisco Antônio e frei Ivair Antônio, mais uma vez a presença conventual deixa Andrelândia. 

No ano de 2015, o estado de Minas solicita ao custódio Provincial frei Antonio Molisani Teles, alugar o prédio do Seminário tendo em vista que o prédio até então ocupado pela escola estadual Visconde de Arantes estava em reforma, permanecendo no mesmo até maio de 2019.

No dia 02 de dezembro de 2015, o então vigário custodial Fr Ronaldo Gomes da Silva e seu definitório criaram através de um documento o Eremitério Franciscano em Andrelândia, uma vez que até aquele momento a experiência que havia sido iniciada em Petrópolis (convento São Boaventura) não possuía um lugar próprio. Mais tarde, durante a 2ª. Fase do Capítulo Custodial (2017-2022) a experiência foi aprovada ‘ad experimentum’ pela Assembléia Capitular sendo custódio Fr Ronaldo Gomes da Silva, ofm conv.

Em 5 de Janeiro de 2016, os frades Robson Malafaia Barcellos e Marcelo dos Santos Silva, chegam a Andrelândia e iniciam a experiência de vida eremítica franciscana – agora com espaço próprio – não no prédio do Seminário e sim na antiga casa do caseiro que se estende com a graça de  Deus, sob a proteção da Virgem Imaculada e do santo pai seráfico Francisco de Assis e de benfeitores, até o dia de hoje.

 Frei Marcelo dos Santos Silva, ofm conv. 

Bibliografia:

‘Fazei tudo o que ele vos disse!’ (Jo 2,5): celebração da custódia provincial Imaculada Conceição nos seus 70 anos de presença franciscana conventual no Brasil/organização Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, Frei Ronaldo Gomes da Silva. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.

GOMES, Frei Ronaldo da Silva, História Custodial (1946-2003): ‘Avancem para águas mais profundas’(Lc 5,4). Araruama – 02/03.

Fonte: https://saofranciscoemconversa.blogspot.com/2021/03/sessenta-60-anos-de-inauguracao-do.html

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.