Ordem dos Frades Menores Conventuais

Artigos, Destaques, Notícias › 24/12/2019

O SENTIDO DO NATAL


“O anjo disse: Não temais! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo – Senhor”. (Lc 2, 10-11)

O Natal pode ser visto de várias formas, ou melhor é visto de várias formas: presentes, Papai-Noel, enfeites, comidas, bebidas e muitas coisas. O mais importante é quase sempre esquecido. É preciso celebrá-lo, para que Ele venha alentar a nossa esperança, garantir-nos dias melhores e mais felizes. O verdadeiro sentido do Natal é a celebração do nascimento de Cristo, que veio ao mundo para salvar a todos os pecadores. Mais, é preciso entender o sentido profundo do Natal. Não fiquemos na superfície. Natal é a festa do amor de Deus para conosco. Amor que veio nos ensinar a sermos homens de verdade através da humilde manjedoura.
Um Deus que é tão grande e se faz tão pequeno para chegar até nós, só por amor. Eis a essência do natal: o amor, que deve ser cultivado por todo o ano. E assim trazermos até nós aquela simples noite onde “o Sol nascente veio nos visitar”. A Luz do mundo brilha da noite mais escura, como vemos no Evangelho: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus. No princípio estava Ele em Deus. Por Ele foram feitas todas as coisas e nada do que é feito, foi feito sem Ele. Nele estava a vida, e a vida era Luz dos homens. E a Luz resplandece nas trevas …” (Jo 1, 1-2)
 
São Francisco de Assis em 1223 criou a primeira representação do nascimento de Jesus, para que refletíssemos nas grandes lições desse maior acontecimento da história da humanidade.
Os três valores aqui o mundo dá a maior importância são: o prazer, o dinheiro e a fama. Jesus, do seu presépio, silenciosamente, nos ensina que esses valores são efêmeros, passageiros. Ele nos ensina a humildade, a paciência, a mansidão, a caridade para com o próximo, a fraternidade, o perdão, a grandeza de coração, a pureza de alma, enfim, todas as virtudes cristãs, que fariam o mundo muito melhor se as praticássemos.
Corramos ao encontro do Senhor, adoremos o Verbo encarnado, voltemos nosso olhar para Ele e ofertemos os nossos corações para que possam ser sua morada. Vamos celebrar o natal diferente!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.