Ordem dos Frades Menores Conventuais

IV JORNADA FRANCISCANA

Nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho de 2019 aconteceu a IV Jornada Franciscanas na cidade de Caçapava/SP. A Província São Francisco de Assis, na pessoa do Frei Flávio, estendeu a nossa Custódia o convite para participar dessa jornada com os jovens de liderança de nossas paróquias franciscanas. De nossa Custódia levamos quatro Jovens, sendo três da Paróquia São Luiz, Rei de França, a saber: Danilo, Christian e Deivid. E um da Paróquia São Pedro e São Paulo: João Trindade.

A Jornada Franciscana é toda mergulhada em partilhar com os jovens a Espiritualidade Franciscana. O caminho proposto pelos confrades organizadores, Flávio, Jean e Alexandre, é profundamente franciscano. Como foi belo ver os jovens vibrantes e desejos de conhecer ainda melhor nosso carisma franciscano! E como foi importante perceber o quanto nosso carisma tem muito a dizer aos jovens e a todas as pessoas.

Provocado por este trabalho com os jovens, uma nova perspectiva sobre os jovens abriu-se para mim. Vi jovens profundamente interessados em viver a fraternidade, fazendo o melhor para o outro e ajudando os outros a seguirem na caminhada. Vi quanta alegria tem nossa juventude e o quanto são capazes de se comprometerem de verdade com a vida. Porém, o trabalho com os jovens deve ser diferenciado. Repetição de estruturas antigas parece não mais funcionar. Precisamos partir para a escuta dos jovens. Somente quem escuta torna-se capaz de ajudar e estar ao lado dos jovens. Os jovens não querem respostas prontas. Mas que os escutemos, participemos sem julgamento de seus sofrimentos e angústias e que co m firmeza apontemos um caminho cheio de sentido. Só podemos apontar o caminho se de alguma forma já estamos nele ou já o encontramos.

Estar no caminho com os jovens é ajudá-los a aprenderem a serem protagonistas de suas histórias e passos. E isso não é fácil. Corremos sempre a tentação de estarmos no controle de tudo. Devemos estar atento a tudo o que nos rodeia, mas nem sempre precisamos estar à frente de tudo. Os jovens querem que nós o incentivemos a saberem que são capazes. Para isso, precisamos confiar e acreditar que estes mesmos jovens até aprenderem irão errar muito, mas que podem contar conosco e que eles podem chegar lá. Isto nos fala o Papa Francisco na Exortação Apostólica “Cristo Vive”: precisamos acreditar na juventude; precisamos ser uma Igreja jovem que investe no jovem e sabe que eles podem. Certamente, encontraremos nos jovens muitas respostas contrárias. Porém, precisamos investir nos jovens de maneira gratuita e desinteressada. Quando os jovens perceberem estas atitudes em nós, eles ficarão agradecidos e rezarão por nós. Esta realidade eu pude ver na Jornada Franciscana. Quanta alegria tinham os jovens pelo trabalho realizado pelos frades e pela família franciscana. Os jovens perceberam que os frades dedicaram um pouco de seu tempo para formá-los e estar com eles.

Fiquei muito feliz em participar deste trabalho com a juventude. Agradeço as Deus por proporcionar a nossa Custódia esta experiência e agradeço aos nossos confrades da Província São Francisco pelo convite. Que Deus os abençoe sempre e os fortaleça na missão. Deixo aqui abaixo o testemunho dos jovens de nossa Custódia que participaram da IV Jornada Franciscana:

 

 

João Trindade – Paróquia São Pedro e São Paulo – Paraíba do Sul

“Paz e bem! Salve Maria!

Do dia 20/06 ao dia 23/06, nós, jovens da Custódia Imaculada Conceição, de forma particular, jovem da Matriz São Pedro e São Paulo, participamos de uma experiência transformadora, a IV jornada Da juventude franciscana conventual.

Nesses dias, fomos convidados a viver a experiência do Eremitério Franciscano, onde toda dinâmica se baseou na Regra para o Eremitério, escrita pelo pai seráfico. Assim, vivemos baseados no Evangelho que Deus usa para iluminar São Francisco a respeito dos eremitérios, o Evangelho de Marta e Maria.

A experiência foi de profundo crescimento pessoal, pois além de termos contato com a juventude franciscana, pudemos beber de forma direta na fonte Franciscana, pelas reflexões, pela convivência com os frades e pela fraternidade que experimentamos nesses dias de jornada. Sem duvida alguma, crescemos de forma espiritual e humana, diante do que foi trabalhado e da forma como foi trabalhado a jornada.

Além da autonomia que nos jovens tivemos durante todo o encontro, fomos impelidos por esse espírito franciscano, de oração e missão.

Durante a jornada, tivemos palestras, missões e momentos oracionais.

Além disso, tivemos contato de uma forma muito especial com um recente documento sobre a juventude, em um Workshop, que foi de profunda motivação para cada vez mais fazermos contato com essa Igreja jovem, que não se resume a juventude dentro de uma faixa etária.

Agradeço ao Frei Michel da Cruz, meu pároco, pelo convite. Agradeço ainda ao Frei Willian por todo seu acolhimento e fraternidade, estendo esse agradecimento ao Frei Luís e ao Frei Luís Gonzaga. Agradeço ainda aos postulantes do Convento de Formação São Boaventura. Paz e bem! Salve Maria!”

Deivid – Paróquia São Luiz, Rei de França – Costa Barros

“Eu vim falar que a experiência, praticamente foi única, uma sensação incrível que você tem lá mesmo. De todos os retiros que eu já fui, é totalmente diferente, lá parece que é mais profundo, mais pessoal, não tem essa de pregação e “tals”. Parece que você consegue ser mais próximos dos freis, consegue entender um pouco sobre o eremitério e consegue sentir um pouco do eremitério.”

 

 

Danilo – Paróquia São Luiz, Rei de França – Costa Barros

“Então me chamo Danilo dos Santos sou vocacionado, foi na minha primeira jornada franciscana Caçapava SP, já no começo foi uma graça enorme de pode conhece melhor OFMCoventuais da custódia de SP , em que jornada com tema eremitério franciscano foi uma experiência de aprofunda nessa graça da oração e da contemplação , partilhas da fraternidade que eu pertenci São Conrado de Placença , em que graça de pode cozinhar em unidade com fraternidade foi ótima e ter Frei Jean foi melhor ainda aprender que cozinhar não é só fazer e sim cozinhar com oração e pensar no outro , missão vila Mariana foi muito boa a casa que visitamos vir necessidade das pessoas têm que precisa de testemunhos e pessoas para escutar e acolhimento . Assim todos me acolheram muito bem me senti em casa e com isso veio workshop da cozinhar franciscana foi melhor ainda que eu fez bolo não mais , bolo que todos iriam gostar com esse cuidar com outro e os freis foram ótimos só tenho que agradece, ressoar dentro de mim a Palavra de São Francisco de Assis ‘vai reconstrói minha Igreja’ !!”

Christian – Paróquia São Luiz, Rei de França – Costa Barros

“Bom para mim o retiro foi um momento muito importante na minha vida, pois eu estava passando por algumas dificuldades. Eu aproveitei esse momento para poder refletir e botar a minha cabeça no lugar, agradeço demais pela oportunidade de ter participado do Retiro Franciscano. Foi um momento maravilhoso, eu gostei muito mesmo, espero poder participar da próxima vez que tiver a Jornada Franciscana.”

 

 

 

Frei Willian Gomes Mendonça,OFMConv

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.