Ordem dos Frades Menores Conventuais

Artigos › 22/07/2019

Francisco de Assis e seu amor à Sagrada Escritura.

Resultado de imagem para são francisco e a sagrada escritura

São Francisco lia e compreendia os textos Sagrados como se fossem escritos para ele. Sua forma de compreensão era prática e aplicada em sua vida. Não fazia uma leitura atemporal ou que não estivesse implicado diretamente com o texto. Ele se colocava de maneira simples diante do texto e queria que os seus irmãos também tivessem essa mesma atitude de respeito para que o texto fosse aplicado à vida e não ficasse alheio a ela.O que chama atenção antes de mais nada é o tipo de compreensão que São Francisco teve da Palavra de Deus. Embora ele mesmo se considerasse “simples e idiota” (Test 19; CtOr 39), isto é, “iletrado” teve profundíssima compreensão da Palavra do Senhor.

Em relação à compreensão que São Francisco tinha da Palavra de Deus, Celano testemunha que:«La sua aspirazione più alta, Il suo desiderio dominante, la sua volontà più ferma era di osservare perfettamente e sempre il santo Vangelo, e di imitare fedelmente con tutta la vigilanza, con tutto lo slancio dellánima e del cuore la dottrina e gli esempi del Signore nostro Gesù Cristo»(1 Cel. 84:466).

Resultado de imagem para são francisco e a sagrada escritura

O conhecimento de Francisco sobre as Escrituras acontece na prática da vida. Das contínuas reflexões que vai realizando e daquilo que ouve nas liturgias. Era a forma mais comum para uma pessoa poder compreender e ter acesso à Palavra de Deus (em sua época). Esse foi o caminho usado por São Francisco que possuía um ouvido atento para compreender a palavra que lhe era dirigida. Francisco tinha desenvolvido em sua vida o senso prático das coisas, mas esta sua praticidade estava ancorada numa vida de oração e meditação (cf. Lm 4,3. 2Cel 102). Francisco em sua vida leva a cabo uma “hermenêutica” circular da Sagrada Escritura, que o distingue e confirma sua autenticidade de vida evangélica, tal hermenêutica se baseia na intrínseca comunhão e circularidade entre Escuta, Vita e Pregação do Evangelho.

Frei Ronaldo Gomes da Silva, OFMConv.

CUSTÓDIO PROVINCIAL

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.