FRANCISCANOS CONVENTUAIS PELO MUNDO

“A Regra e a Vida dos Frades Menores é esta: observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade.” (RB 1)

Nós Franciscanos Conventuais temos a missão no mundo de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, recebemos de Deus pela vida e testemunho de São Francisco o carisma de viver o Evangelho como irmãos menores. A minoridade que nós Franciscanos recebemos no nome, deve concretizar-se em gestos concretos que demonstrem no mundo o Reino de Deus vivo e atuante no meio de nós.
Nosso Carisma vem da profunda experiência de São Francisco com o Crucificado. No qual, ‘ser Menor’ é seguir Jesus Cristo como servo de toda humana criatura, ou seja, Amar como Deus Ama: bons e maus, justos e injustos, fortes e fracos, pobres e ricos, simpáticos e antipáticos, a todos sem qualquer julgamento de suas qualidades.
Portanto, como Deus ama?
“sendo servo de toda humana criatura, sem distinção, sem condição, sem aplicar a medida do bem e do mal, serve sem se elevar, na radical humildade do amor que não se torna superior pelo fato de amar. Serve e assume toda humana criatura até nos últimos abismos de terra à terra. Deus se torna homem radicalmente, literalmente: é a Encarnação: estábulo, última ceia e cruz.”
 (Fonte: Apostila Temas Franciscanos)

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.