Ordem dos Frades Menores Conventuais

Destaques › 27/07/2016

Carta dos Ministros Gerais pelo VIII Centenário do Perdão de Assis  

 A indulgência da Porciúncula e o Jubileu da Misericórdia

Em 2016 duas datas coincidem: o aniversário da indulgência da Porciúncula, amada por São Francisco “enviar todos ao paraíso” e o Jubileu da Misericórdia, amado por um Papa chamado Francisco. Deixamos os historiadores aprofundarem a sua reflexão sobre a indulgência da Porciúncula, tomamos a oportunidade desta coincidência de datas, que nos convida a aprofundar o grande tema da misericórdia e perdão em relação à nossa tradição Espiritual Franciscana.
Misericórdia é uma palavra cara a São Francisco, que muitas vezes usa em seus escritos e que também usou em duas direções: que se referem ao ato de Deus misericordioso e nosso agir em relação aos irmãos com misericórdia. Isso nos lembra a frase do Evangelho que o Papa propôs como “lema” deste Ano Jubilar: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 06, 36). Misericórdia que temos em nossas relações com os outros está intimamente ligada à misericórdia que Deus tem para nós: o amor de Deus é a fonte inesgotável de onde tiramos a misericórdia que devemos usar para com nosso próximo. Todos sabemos que amamos na medida em que descobrimos que somos amados por Aquele que é a fonte de todo o bem.
O que geralmente dizemos  do amor é igualmente verdadeiro para aquela forma especial de misericórdia que é o perdão. A parábola que Jesus diz em resposta à pergunta de Pedro “Quantas vezes devo perdoar?” Condena o comportamento do servo que não tolera a pequena dívida para com o seu companheiro, depois que o padrão o perdoou uma grande dívida. Também neste caso, a razão para perdoar os outros é que nós mesmos fomos perdoados por Deus, como dizemos no Pai Nosso, onde pedimos “Perdoa-nos as nossas dívidas (ofensas) como nós perdoamos aos nossos devedores (que nos ofenderam) “. Que “como” mais do que indicar uma igualdade, indica a motivação profunda que devemos perdoar os outros: a partir da certeza de que Deus me perdoa, nasce a exigência de perdoar “como” Ele. É uma outra maneira de dizer que devemos ser misericordiosos “como” o Pai celestial.
Se tudo isso é verdade, descobrimos que nos indica um caminho para sermos capazes de termos mais misericórdia e cresce em nossa consciência de que nós mesmos somos amados por Deus. Se trata da relação entre o dom recebido de Deus e do dom oferecido aos irmãos que é tão característica da experiência espiritual franciscana. Na medida em que nós, como Francisco, descobrimos que Deus “é bom, todo o bem, e que só Ele é bom», se faz forte em nós a necessidade de retribuir o bem que recebemos, dando o bem de que somos capazes.
E para chegar a ser  mais consciente do amor de Deus para comigo, devo fazer uma pausa, um momento para refletir, e nos damos conta que, mais uma vez, somos convidados a cultivar o espírito de oração e devoção, para unir contemplação e ação, se queremos encontrar a verdadeira fonte do nosso compromisso e amor para com o próximo, para encontrar a força e energia para gastar toda a nossa vida ao serviço dos irmãos e gerar em torno de nós a paz e a reconciliação, que são os frutos do amor contemplados.
Com o seu pedido ao Papa de uma indulgência extraordinária para a pequena igreja da Porciúncula, Francisco inventou uma nova forma de celebrar a superabundância do perdão e da misericórdia de Deus para nós. Podemos retomar e aprofundar a bela definição de indulgência que o Papa Francisco nos ofereceu no Misericordiae vultus, definindo-a como “indulgência do Pai, através da Esposa de Cristo, alcança o pecador perdoado e livrar de todos os vestígios e as consequências do pecado, permitindo-lhe agir com caridade, a crescer no amor ao invés de recair em pecado “(MV 22). Sempre que receber esta indulgência extraordinária do Pai por meio da Igreja, nós também experimentamos a abundância da misericórdia sobre nós e nos tornarmos capazes misericórdia e de reconciliação com os outros nas situações concretas da vida.
São Francisco mostra-nos exemplos esplêndidos dessa capacidade criativa para promover a paz e a reconciliação. Basta pensar no final episódio de sua vida, quando ele reconcilia o Podestá (autoridade Civil) com o Bispo de Assis, cantado no seu Cântico do Irmão Sol, com a adição do verso ao perdão.
O antigo biógrafo, no começo desta narração, nos diz que Francisco disse a seus companheiros: “grande vergonha para nós, servos de Deus, que o bispo e o podestá se odeiam um ao outro, e ninguém tem o trabalho de colocá-los na paz e harmonia “(Compilacão de Assis 84). Francisco não pensa que é uma questão que não tem nada a ver com ele, está envergonhado pelo fato de que ninguém se preocupar em a restaurar a paz. Me pergunto: Quantas vezes sentimos vergonha quando ninguém intervém para curar os conflitos do nosso tempo? Nos sentimos responsáveis, como Francisco, para restaurar a paz e a reconciliação, acima de tudo em nossas próprias Fraternidades quando há divisões, bem como nas lutas políticas, religiosas, sociais, questões econômicas do nosso tempo?
Tal compromisso tão ativa e militante, nascido a partir da profundidade da contemplação do amor de Deus por mim. Precisamente porque sinto-me pessoalmente tocado pela indugência do Pai, nasce em mim a força, a coragem, a esplêndida “loucura” para intervir, como fez um apaixonado por Deus com cânticos, não um discurso solene e ainda com menos o vigor.
Francisco, com sua simplicidade inteligente, não chama o bispo e o Podestá para tentar resolver suas disputas. Francisco sabe que este não é o seu caminho, em vez disso ele convoca a ouvir uma música, porque só apontando o olhar acima, à beleza de Deus, nas asas da música, os dois contendores vão encontrar as maiores razões para a paz. Nós, franciscanos, no mundo de hoje, provavelmente, muitas vezes não são chamados a enfrentar e resolver os complexos problemas do mundo, oferecendo soluções técnicas ou entrar no campo de questões difíceis, que muitas vezes são grandes; mas nós somos chamados a encontrar os caminhos para animar os homens à reconciliação e a paz e tocá-los o coração com o testemunho de simplicidade, beleza e o canto, da verdade das relações fraternas e imediatas que conduzem ao essencial, e fazer os homens de hoje compreenderem, como o Podesta e o Bispo de Assis, que vale a pena viver em paz, relativizando os problemas concretos e optando pelo caminho do perdão.
Falando de indulgência e misericórdia estamos partindo com o olhar à indulgência do Pai e sua misericórdia para nós e falamos da intervenção na realidade conturbada do mundo de hoje. Também poderiamos fazer o caminho oposto: começando a falar de perdão e reconciliação com os irmãos para vir falar da misericórdia de Deus, assim como Francisco no Testamento. O que importa é que nunca mais se separe esses dois elementos, porque Jesus no Evangelho ensina que o primeiro mandamento fala ao mesmo tempo o amor de Deus e ao próximo, que não podem ser separados.
Que este centenário nos ajude a sentir uma vergonha saudável, porque ninguém parece se preocupar com a paz e a harmonia na realidade conflitiva em que vivemos, e nos faça crescer na capacidade criativa para encontrar maneiras novas para cantar um canto compreensível aos homens e as mulheres de nosso tempo. Essa música é a nossa vida, na medida em que ela está vivendo o louvor a Deus, de quem provém todo amor,  a provocação eficaz para construir a paz e a reconciliação.
Roma, 23 de julho, 2016, festa de Santa Brígida, padroeira da Europa
Fr. Michael Anthony Perry, OFMObs
Ministro General
Fr. Marco Tasca, OFMConv
Ministro General
Fr. Mauro Jöhri, OFMCap
Ministro General
Fr. Nicholas Polichnowski, TOR
Ministro General
Presidente CFF
Tibor Kauser, OFS
Ministro Generale
Sr. Deborah Lockwood, OSF
Ministra Generale

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.