Ordem dos Frades Menores Conventuais

Artigos, Destaques › 08/08/2019

08 de Agosto – Festa do nosso pai São Domingo de Gusmão

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e área interna

Domingo de Gusmão fora ordenado aos 30 anos e com com São Francisco de Assis um dos grandes reformadores da Igreja no século XIII. Fundou a Ordem dos Frades Pregadores (Dominicanos).
Nossa homenagem aos nossos irmãos Dominicanos em honra da festa de nosso pai São Domingos.

Relato do Encontro de São Domingos e São Francisco de Assis: “Certo frade menor, virtuoso e digno de crédito, companheiro durante muitos anos de São Francisco contou a alguns irmãos que o bem-aventurado Domingos, enquanto estava em Roma, suplicando a Deus e ao Papa a confirmação da Ordem, certa noite mergulhado na oração, como era seu costume, pareceu-lhe ver Jesus levando em sua mão três lanças. A Virgem Maria, de joelhos rogava-lhe que se compadecesse dos homens e que temperasse a sua justiça com a misericórdia.
Jesus respondia-lhe: Não vês a maneira como me tratam? Pode a minha justiça passar por alto tanto mal?
A Virgem disse-lhe: Tu sabes tudo e sabes que ainda há um caminho pelo qual os homens voltarão a Ti. Tenho um servo fiel, envia-o ao mundo como teu mensageiro. Os homens te buscarão e te confessarão Salvador do mundo, pois o és. Outro servo o ajudará a levar por diante a missão.
Respondeu-lhe Jesus: Agrada-me o que me pedes. Diz-me a quem queres confiar tão difícil missão? Foi então que a Virgem Maria apresentou o bem-aventurado Domingos a Jesus, o qual disse: Sei que cumprirás o que dizes. Igualmente lhe apresentou o bem-aventurado Francisco.

O bem-aventurado Domingos ficou a contemplar o seu companheiro e, embora o não tivesse visto anteriormente reconheceu-o imediatamente no dia seguinte quando por casualidade o encontrou na igreja. Dirigiu-se a ele, beijou-o, abraçou-o e disse-lhe: ‘Tu és meu companheiro, irás sempre comigo, permaneçamos juntos’:
Contou-lhe a visão que tivera. E as suas vidas converteram-se em uma só alma e em um só coração diante de Deus. E isto mesmo desejaram para os seus filhos para sempre.”
(O sonho de Domingos descrito neste relato de Gerard de Frachet )

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.